TRABALHO ASBESTOSE
ALUNA : LILIAN SOUZA RIBEIRO
CURSO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
INTRODUÇÃO
ASBESTOSE É UMA DOENÇA CAUSADA PELA AERAÇÃO DO PÓ DE AMIANTO, TAMBÉM CHAMADO DE ASBESTO. É UMA TENTATIVA DE CICATRIZAÇÃO DO TECIDO PULMONAR, CAUSADA PELAS FIBRAS MINERAIS DE SILICATOS DO ASBESTO. A ASBESTOSE É UMA FORMAÇÃO EXTENSA DE TECIDO CICATRICIAL NOS PULMÕES CAUSADA PELA ASPIRAÇÃO DO PÓ DE AMIANTO.
O AMIANTO É COMPOSTO POR SILICATO DE MINERAL FIBROSO DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA DIVERSA. QUANDO SE INALA, AS FIBRAS DE AMIANTO FIXAM-SE PROFUNDAMENTE NOS PULMÕES, CAUSANDO CICATRIZES. A INALAÇÃO DE AMIANTO PODE TAMBÉM PRODUZIR O ESPESSAMENTO DOS DOIS FOLHETOS DA MEMBRANA QUE REVESTE OS PULMÕES (A PLEURA).
AS PESSOAS QUE TRABALHAM COM O AMIANTO CORREM O RISCO DE SOFRER DOENÇAS PULMONARES. OS OPERÁRIOS QUE TRABALHAM NA DEMOLIÇÃO DE CONSTRUÇÕES COM ISOLAMENTO DE AMIANTO TAMBÉM CORREM RISCO, EMBORA MENOR. QUANTO MAIS TEMPO UM INDIVÍDUO ESTIVER EXPOSTO ÀS FIBRAS DE AMIANTO, MAIOR É O RISCO DE CONTRAIR UMA DOENÇA RELACIONADA COM O AMIANTO.
DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA
A ASBESTOSE É INCURÁVEL, PROGRESSIVA E FATAL. LEVA DE 15 A 25 ANOS PARA SE MANIFESTAR E MATA, EM MÉDIA, EM CINCO ANOS.
CAUSAS
A principal causa de a pessoa contrair à asbestose é devido ao contato prolongado, com o amianto (asbesto),
EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL
A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL É A PRINCIPAL FORMA DE CONTAMINAÇÃO.OCORRE, PRINCIPALMENTE, ATRAVÉS DA INALAÇÃO DAS FIBRAS DE AMIANTO, QUE PODEM CAUSAR LESÕES NOS PULMÕES E EM OUTROS ÓRGÃOS.A VIA DIGESTIVA TAMBÉM DEVE SER CONSIDERADA COMO FONTE DE CONTAMINAÇÃO.
SINTOMAS
Dispnéia aos esforços e tosse seca que pode evoluir para dispnéia ao repouso, hipoxemia e cor pulmonale.
As alterações radiológicas caracterizam-se pela presença de opacidades irregulares predominando nos campos inferiores, e, com freqüência, placas pleurais associadas.