Incotermes
INSTITUTO DE CIÊNCIAS
SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
INCOTERMS
Nome: Valdemir Pereira dos Anjos
RA- A36jee-7
SÃO PAULO – SP
2012
INCOTERMS
Os Incoterms surgiram em 1936 quando a Câmara Internacional do Comercio - CCI, com sede em Paris, interpretaram e consolidaram as diversas formas contratuais que vinham sendo utilizadas no comercio internacional.
Ao longo do tempo se obteve revisões nos anos de 1953, 1967, 1976, 1980, 1990, 2000, 2010. O intuito é atualizar as regras com as práticas correntes de comércio internacional. A atual edição é de 2010 é a Publicação nº 715E da CCI.
Onde foi sendo aperfeiçoado cada processo tanto nos negócios e na logística,
no caso da logística procuraram absorver tecnologias sofisticadas, isso fez com que os Incoterms tivesse modificações ao longo dos anos.
O Incoterms pode ser considerado o instrumento mais importante no comercio exterior, pois unifica a linguagem internacional no que se refere aos riscos e custos de entrega de uma mercadoria.
É um instrumento que se limita aos direitos e obrigações de vendedores e compradores estabelecidos no contrato de compra e venda no que se refere a transporte, seguro, entrega e recebimento da mercadoria e custos de cada parte, é determinado quem deve contratar o transporte e pagar o frete, porém não entra na questão do contrato de transporte, que fica entre o transportador e o embarcador.
Lembrando que o Inconterms não é uma norma é apenas um conjunto de costumes de entrega utilizado em toda alfândegas de todo o mundo, por não ser uma norma no Brasil ela se encontra no manual aduaneiro conhecido como DI – Declaração de Importação.
Os chamados Incoterms (International Commercial Terms /