Incontinência Urinaria
Pratica em Fisioterapia Neuromuscular
O que é Incontinência urinária?
A incontinência urinária (ou da bexiga) ocorre quando não é possível ter controle sobre a urina que sai da uretra, canal que leva a urina da bexiga para fora do organismo. Esse problema pode variar de um vazamento de urina ocasional até uma completa incapacidade de reter a urina.
Os três tipos principais de incontinência urinária são:
Incontinência de esforço ocorre durante algumas atividades, como tossir, espirrar, rir ou realizar exercícios.
Incontinência de urgência - envolve uma necessidade súbita e forte de urinar, seguida de uma contração instantânea da bexiga e a perda involuntária de urina. Não há tempo suficiente para chegar ao banheiro quando você percebe que precisa urinar.
Incontinência de sobrefluxo - ocorre quando a bexiga não se esvazia por completo, o que leva ao gotejamento.
Incontinência mista - envolve mais de um tipo de incontinência urinária.
A incontinência é mais comum entre idosos. As mulheres estão mais propensas a ter incontinência urinária do que os homens.
Crianças e bebês não são considerados incontinentes, pois simplesmente ainda não aprenderam a controlar a vontade de ir ao banheiro. Acidentes ocasionais são comuns em crianças de até 6 anos. Crianças (e às vezes adolescentes) do sexo feminino podem apresentar pequenos vazamentos de urina ao rir.
A enurese noturna em crianças é normal até a idade de 5 ou 6 anos.
Normalmente, a bexiga começa a se encher de urina que provém dos rins. Ela se expande para permitir volumes maiores de urina.
A primeira vontade de urinar ocorre quando há cerca de 200 mL (pouco menos de 1 xícara) de urina retida na bexiga. Um sistema nervoso saudável responde a essa sensação de expansão alertando o indivíduo por meio da vontade de urinar, permitindo, ao mesmo tempo, que a bexiga continue enchendo.
Um indivíduo normal pode reter cerca de 350 a 550 ml (mais de 2 xícaras) de