Inconformismo Cristão
Inconformismo - "O desafio cristão em um mundo multiforme"
Ilustração: "O Encontro das águas"
Um dos espetáculos naturais mais conhecidos na região Amazônica, é conhecido como o "Encontro das Águas" . É um fenômeno natural que corre no ponto em que o Rio Negro e Solimões se juntam para formar o Rio Amazonas. Devido às grandes diferenças físico-químicas entre os dois rios, suas águas, de cor negra e barrenta, correm paralelamente sem se misturar por vários quilômetros.
Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 28°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 22°C
"Diferentes densidades e temperaturas criam uma "fronteira" por quilômetros rio Amazonas abaixo"
* Multiforme - adj. Que tem ou é capaz de tomar várias formas.
O mundo tem várias "fôrmas", nossa sociedade tenta nos moldar de diversas maneiras.
O sistema desse mundo vai fazer todo o possível para nos ditar o que devemos ser e como devemos viver.
No livro "O Discípulo Radical", John Stott diz que:
"A Igreja tem uma dupla personalidade em relação ao mundo ao seu redor. Por um lado, devemos viver, servir e testemunhar no mundo. Por outro, devemos evitar nos contaminar por ele. Assim, não devemos preservar nossa santidade fugindo do mundo, nem sacrificá-la nos conformando com ele. "Tanto o escapismos quanto o conformismo são proibidos para nós".
O fenômeno "encontro das águas" ilustra muito bem o nosso desafio no mundo em que vivemos. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! O que então devemos fazer?
Daniel 1: 1-21
Jovens Israelitas são levados cativos para Babilônia e lá, diante de uma nova realidade, enfrentam o desafio de permanecer firmes em sua identidade e fiéis aquilo que aprenderam de seu povo.
Como jovens cristãos, nós iremos enfrentar grandes desafios