Semelhança com cristo
Após estudarmos sobre o “Inconformismo” nos vem a seguinte pergunta à mente: a que os cristãos devem se assemelhar, se não devemos ser como caniços, peixes mortos ou cameleões? Será que a Palavra de Deus é totalmente negativa, afirmando simplesmente para não sermos moldados à forma daqueles que estão no mundo ao nosso redor. Certamente que não! Discussão em grupo: Qual é o propósito de Deus para o seu povo? O que vem depois de nos convertermos? Reflexão pessoal: “Deus quer que o seu povo se torne como Cristo, pois a semelhança com Cristo é a vontade de Deus para o seu povo” (J. Stott). Veremos neste estudo o fundamento bíblico para sermos semelhantes a Cristo; depois alguns exemplos do NT; e, por fim algumas consequências para nossas vidas. Fundamento: As passagens de Rm 8.29, 2Co 3.18 e 1Jo 3.2 nos mostram claramente o propósito da conformidade à imagem de Deus, ou seja, ser como Jesus. 1. 2. 3. 4. Qual destas passagens nos ensina sobre o propósito eterno de Deus? Qual destas passagens nos mostra que estamos sendo transformados pela obra do Espírito? Qual destas passagens nos fala que seremos como ele? O que podemos concluir ao ler estas três passagens?
Exemplos do NT: O texto de 1Jo 2.6 diz: “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”. Logo, se afirmamos ser cristãos... 5. 6. 7. 8. 9. ... devemos ser como Cristo em sua _________________________ (Fp 2.5-8)? ... devemos ser como Cristo em seu _________________________ (Jo 13.14-15)? ... devemos ser como Cristo em seu _________________________ (Ef 5.2)? ... devemos ser como Cristo em seu _________________________ (1Pe 2.20-21)? ... devemos ser como Cristo em sua _________________________ (Jo 17.18; 20.21)?
Três consequências: Pensemos... “O sofrimento é parte do processo de Deus para nos fazer como Cristo” (Rm 8.28-29). Certa vez um professor hindu, identificando um dos alunos como cristão, disse: “Se vocês, cristãos, vivessem como