Crescimento e desenvolvimento
ALUNOS:
Rachel Almeida
Diognes José
Iaceievi Dias
Rosenildo
Felipe
Ricardo
Viviane
Juliane
Leila
Breno
Jefferson
Victor
TREINAMENTO CONTRA RESISTIDO NA ADOLESCÊNCIA
Apresentação de um tele jornal na sala de aula.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, o treinamento contra resistido tem apresentado uma grande popularidade entre os adolescentes. Nota-se que o número de adolescentes que procuram esta atividade física tem crescido significativamente, freqüentemente influenciados por amigos, pela sociedade e pela mídia, que impõem uma pressão quanto à forma física dos indivíduos, que privilegia o corpo “sarado”. Ferreira (2005) destaca que:
A busca frenética do corpo ideal pelo ser humano, produzida pela mídia e desfilado em revistas, filmes e novelas tem acarretado uma falta de bom senso e critério, em que o importante é estar dentro dos padrões determinado, independente das conseqüências. A beleza é buscada e comprada a qualquer preço e a qualquer custo
(p.170).
Outra circunstância que contribui para isso é a desmistificação de que a musculação impede o crescimento. Segundo Fleck e Kraemer (1999), a atividade física na adolescência acelera o crescimento longitudinal, a espessura dos ossos, a liberação de testosterona e do hormônio do crescimento.
Nieman (1999) alerta que A literatura demonstra que adolescentes se beneficiam do treinamento contra resistido; entretanto, são pouquíssimos os estudos publicados que buscam avaliar quais os motivos que levam adolescentes a procurar esta atividade. Esta pesquisa busca inserir-se nesta lacuna e tem como objetivo geral: investigar quais os motivos que levam adolescentes de 14 a 16 anos a procurar o treinamento contra resistido em academias do
Rio de Janeiro, RJ. Nos objetivos específicos vou investigar qual objetivo deseja alcançar com o treinamento contra resistido? Identificar qual a finalidade de alcançar este objetivo?
Identificar o que notou de maior mudança no seu corpo com o treinamento?