Incompleto
(nº 1 ao 4)
1- Quais são as principais características do conhecimento intuitivo
É um conhecimento imediato, alcançado sem intermediarios, um tipo de pensamento direto, uma visao subta
Sensível, quando percebemos pelos órgãos dos sentidos: o calor do verão (tato), as cores da primavera (visão), o som do violino (audição), o odor do café (olfato), o sabor doce (paladar/gustação); Psicológica, quando temos a experiência interna imediata de nossas percepções, emoções, sentimentos e desejos.
2- O que é conhecimento discursivo¿ de exemplos diferentes dos já citados
Para compreender o mundo, a razão supera as informações concretas e imediatas recebidas por intuição e organiza-as em conceitos ou ideias gerais que, devidamente articulados pelo encadeamento de juízos e raciocínios, levam à demonstração e a conclusões. Portanto, o conhecimento discursivo, ao contrário da intuição, precisa da palavra, da linguagem. Por ser mediado pelo conceito, o conhecimento discursivo é abstrato.
3- Leia a citação de George Kneller e explique o que se ganha e o que se perde com a abstração.
''A ciência elimina a maior parte da aparência sensível e estética da natureza. “Poentes e cascatas são descritos em termos de frequências de raios luminosos, coeficientes de refração e forças gravitacionais ou hidrodinâmicas”.
(George F. Kneller. A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. p. 149.)
A abstração é o processo de pensamento onde as idéias são distanciadas dos objetos. A abstração usa a estratégia de simplificação, em que detalhes concretos são deixados ambíguos, vagos ou indefinidos; ou seja, com a abstração ganhamos a idéia, mas perdemos a individualidade do que foi abstraído.
4- “O filósofo crítico, embora não seja cético. Não desespera da verdade, mas recusa todas as certezas, considerando as provisórias e sujeitas a serem relativizadas por novos argumentos.”
( Sergio Paulo. As Razões do Iluminismo. São Paulo: