INCLUSÃO SOCIAL
O presente trabalho procura analisar e compreender os objetivos da educação inclusiva baseando-se nas teorias e leis que as fundamentam, e principalmente nas dificuldades encontradas para sua implantação nas redes de escolas públicas. Buscamos ainda, compreender a trajetória que esta modalidade de ensino vem sofrendo desde a antiguidade ate os dias atuais, como também, mostrar as dificuldades encontradas dentro do ambiente escolar quando essa modalidade de ensino se torna possível.
Buscamos também, mostrar o quanto a sociedade é importante no processo de inclusão de uma escola, como também a formação do professor e da equipe gestora e administrativa da escola.
Palavras-chave: objetivos; educação inclusiva; professor; equipe gestora; leis.
1
INTRODUÇÃO
A inclusão escolar vem sendo uma constante nos debates educacionais. Nos últimos anos. A partir da década de 90, com as políticas e os movimentos em prol de uma “educação para todos”, fruto da constituição de 1988 e das deliberações expostas pela nova LDB, 9394/96; temos no cenário educacional a “abertura” á inclusão de alunos com necessidades educacionais em escolas regulares de ensino.
Com essa abertura, as escolas com alunos de inclusão, precisaram adquirir uma nova postura frente à educação no que tange o seu currículo, a sua infra-estrutura e sua organização pedagógica. Por esse motivo, refletiremos neste estudo alguns aspectos referentes a implementação da educação inclusiva nas instituições escolares.
Para tanto, levaremos em consideração os avanços na discussão, em torno de uma escola e uma sociedade inclusiva, mas não deixaremos de considerar que para tanto, ainda não existe um consenso. Em outras palavras, não há uma idéiam ou conceito definitivo do que viria a ser uma sociedade/escola inclusiva.
A fim de abarcar essa questão, defendemos que a educação inclusiva é uma prática que se encontra em construção e adaptações.
Para melhor compreendermos o tema, elaboramos