Inclusão Social
1.1
Definição
A atitude é uma disposição favorável ou desfavorável, é uma
tendência que responda positivamente ou negativamente em relação a determinados objetos, pessoas, acontecimentos e situações, ou em relação de seus respectivos atributos.
As atitudes são adquiridas no processo em que o individuo se interage no meio da sociedade, determinando seu meio social. Quando adquirida, será aceito pela pessoa como a melhor, direcionando o modo de se comportar relacionado ao saber do que é a atitude no tempo do aprendizado. Portanto,a atitude é
uma
predisposição
interligada
ao
comportamento, que é relativa a uma tendência que seja estável para uma pessoa saber se comportar de determinada maneira. Podemos dizer que as atitudes são concluídas através do comportamento.
1.2
Conceito
O conceito de atitude é ser uma tendência ou predisposição, adquirida
e relativamente estável para agir, pensar ou sentir de duas formas diferentes, sendo elas positiva ou negativa. A atitude é um estado de espírito que orienta o individuo a reagir de determinado modo a um relacionado assunto, que pode ser: uma pessoa, uma instituição, uma coisa, um grupo social, um valor e um conceito.
A atitude é constituída por três componentes essenciais: cognitivo, afectivo e comportamental.
Cognitiva: uma atitude que inclui um conjunto de crenças sobre um objeto; a crença é a informação que aceitamos sobre uma situação, um acontecimento, um conceito. É o que acreditamos como algo verdadeiro dentro de um assunto.
Afectiva: ao possuir uma atitude, a pessoa desenvolve um sentimento a favor ou contra a qualquer determinado assunto. Está ligada ao sistema de valores, à sua dimensão emocional.
Comportamental: a atitude implica que a pessoa se comporte de uma determinada maneira. É constituída pelo conjunto de reações de um sujeito, podendo ser ou não favorável a um assunto.
O produto final é constituído de