INCLUSÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
A escola, como instituição social responsável pela formação ética e instrução das novas gerações, precisa assumir seu papel na construção de uma sociedade mais justa, e solidária tendo como principio atender a todas as diversidades existentes. A luta pela garantia de igualdade de condições e de oportunidades para todas as pessoas passa, necessariamente, por uma educação em que esteja de acordo para uma educação de qualidade para todos.
Características próprias e um conjunto de valores e informações que os tornam únicos e especiais, constituindo uma diversidade de interesses e ritmos de aprendizagem.
O desafio da escola hoje é trabalhar com essa diversidade na tentativa de construir um novo conceito do processo ensino e aprendizagem, eliminando definitivamente o seu caráter segregacionista, de modo que sejam incluídos neste processo todos que dele, por direito, são sujeitos.
Portanto a escola deveria ser um lugar de trocas de experiências na medida em que todos os alunos com necessidades especiais se sinta seguro e amparado para se fazer parte sem discriminação contra o seu potencial de aprendizagem.
2- Desenvolvimento
O movimento de inclusão é propiciar a Educação para todos, com igualdade de direitos e deveres sabemos que alunos com necessidades especiais tem o direito e o dever de estar inserido no processo inclusivo e requer alguns ajustes no desenvolvimento.A escola que tive a oportunidade de visitar é uma escola pequena com 170 alunos matriculados, a mesma possui um espaço bom, as pessoas que trabalha na escola são muito participativas.
Na escola acompanhei a jornada de trabalho de dois professores de apoio, conversamos um pouco sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais um professor atende uma criança com D.A deficiência auditiva, e a outra professora atende uma criança com DI ( deficiência intelectual). Ambos falam de como é o dia a dia dentro da sala de aula, é muito gratificante porem exige um