Inclusão escolar
INCLUSÃO
Projeto Cientifico
1. Tema:
Inclusão nas salas comuns na Rede Pública de Guarulhos: Metodologia.
2. Justificativa:
Pretendemos através desse projeto científico, refletir sobre a metodologia de trabalho com crianças de inclusão dentro da Rede Pública de Ensino em Guarulhos.
Após um período de observação, vimos que muitas vezes a criança com deficiência sofre uma exclusão em atividades escolares em sala de aula, devido a suas necessidades que muitas vezes não são sanadas ou adaptadas para que da melhor maneira possível o mesmo possa participar. Encontramos em outros momentos, estagiários ou professores que propõem atividades diferenciadas aos da turma regular para apenas preencher esse tempo. Perguntamo-nos então, isso não acaba sendo uma integração ao invés de inclusão? Sendo sim, salientamos que aquilo que será aqui apresentado é resultado de um conjunto de olhares, de possíveis, mas não únicas interpretações. Buscamos, assim, expor problemas e não soluções, propor idéias e não conclusões. Dessa forma, construímos imagens que se renovam a cada olhar, que se completam, mas permanecem para sempre incompletas e dependentes de olhares infinitos.
3. Problematização
O que de fato é a inclusão, e como promovê-la de forma que alcance a turma regular e o aluno de inclusão?
Como o professor da Rede Pública de Ensino pode viabilizar uma maneira a qual todos possam aprender dentro das suas limitações, mas com qualidade?
4. Objetivo da Pesquisa
Promover a verdadeira inclusão em sala de aula através de uma metodologia que proporcione um aprendizado global. Mostrando que a percepção visual é definida contextual mente, dependendo tanto do olhar quanto do objeto – quem observa e o que se observa. Buscando compartilhar as diferentes formas como a sociedade em que todos nós estamos inseridos pode ser, não simplesmente vista, mas sentida por cada indivíduo que nela habita, vive e cresce.
5. Hipótese O sistema