Inclusão escolar
TDAH
Síndrome de Down
Autismo
.
DISLEXIA
É a dificuldade de aprendizado da linguagem escrita, soletração, leitura, da linguagem expressiva ou receptiva, razão e cálculo matemáticos, como na linguagem corporal e social.
FORMAS DE DISLEXIA:
DISCALCULIA
Dificuldade com a Linguagem Matemática, que pode ocorrer por falta de habilidade para determinação de razão matemática ou pela dificuldade em elaboração de cálculo matemático.
DISGRAFIA
Caracterizada por problemas com a Linguagem Escrita, há disléxicos sem problemas com a coordenação psicomotora, com uma linguagem corporal harmônica e um traço livre
ALGUNS SINTOMAS E SINAIS DE DISLEXIA
Atraso no desenvolvimento motor desde a fase do engatinhar, sentar e andar; atraso ou deficiência na aquisição da fala, desde o balbuciar a pronúncia de palavras; dificuldade de entender o que está ouvindo; distúrbios de sono; tendência à hiper ou a hipoatividade motora; chorar muito, parecer inquieta ou agitada com muita frequência; dificuldades de adaptação nos primeiros anos escolares, etc.
COMO AJUDAR A CRIANÇA COM DISLEXIA
Assim que o diagnóstico for confirmado, a criança passa a ser acompanhada pelos profissionais adequados as suas dificuldades, e junto com os pais e profissionais da educação definirão o melhor tratamento a ser aplicado à criança. Indiferente do tratamento prescrito, ele será dividido em etapas e após a criança ter absorvido perfeitamente a anterior é que se passará para a etapa seguinte, sempre retomando as etapas anteriores sistema denominado de Multissensorial e Cumulativo.
A Cartilha vem acompanhada de um Caderno Multissensorial que tem o objetivo de estimular o visual, o auditivo, e o tátil sinestésico, e um vídeo explicativo sobre o método de ensino, exercícios e aplicabilidade.
O Método Multissensorial combina diferentes modalidades sensoriais no ensino da Linguagem Escrita, facilitando a leitura da escrita ao estabelecer a conexão entre