Inclusão Digital
Texto de Leonardo Silva
Adaptado por William Canaan
Hoje, com o advento da era da informação, não restam dúvidas quanto a importância dos conhecimentos de informática para o exército profissional e,porque não,para o exército da cidadania. É verdade! Pense comigo: como são catracas de ônibus, as caixas de açougues, farmácias, padarias, restaurantes, supermercados etc... os guichês dos hospitais,as bombas de abastecimentos de combustíveis,os freezers de autoatendimento nas rodoviárias,os caixas bancários onde sacamos nossos salários e até as urnas,onde depositamos nossos votos durante as eleições políticas? São todas computadorizadas, não é mesmo? Então, fica evidente que o conhecimento digital é uma necessidade inerente ao indivíduo contemporâneo.
Se você fizer uma busca em diversos sites você vai perceber que, dentre as vagas que lidam com o atendimento, prestação de serviços especializados vendas e escritórios em geral todas exigem a informática básica como requisito. Quando se diz a informática básica não estamos falando do Facebook, Twitter, Youtube ou outras tantas redes sociais existentes atualmente. É fundamental que o profissional saiba extrair do programa como Word (para edição de textos), Excel (planilhas eletrônicas) e PowerPoint (apresentação de dinâmicas). Fique atento,pois os melhores profissionais sabem lidar e extrair o melhor destas ferramentas para facilitar o trabalho e,especialmente,demonstrar um resultado mais rico e agradável. Essa dica vale também para aqueles que já estão empregados e precisam melhorar as práticas profissionais ou se manter empregado.
A oportunidade de desenvolver as habilidades para a vida de modo eficiente satisfatório com essa tecnologia chama-se Inclusão Digital. Isto significa dizer que,atualmente,um dos quesitos para a justiça social é a possibilidade de dar o cidadão a capacidade de manejo da tecnologias que estão no nosso dia-dia a serviço da sociedade.Essa questão prediz o