Inclusão digital
O presente trabalho tem por finalidade abordar um tema muito atual não só no cenário brasileiro como a nível mundial – a internet.
A internet funciona através de seus servidores, uma grande variedade de documentos, entre os quais estão os que formam a arquitetura World Wide Web. Trata-se de uma infinita quantidade de documentos hipermídia (hipertexto e multimídia) que qualquer usuário da rede pode acessar para consulta e que, normalmente, tem ligação com outros serviços da Internet. Estes documentos são os que têm facilitado a utilização em larga escala da Internet em todo mundo, visto que por meio deles qualquer usuário com um mínimo de conhecimento de informática, pode acessar à rede.
No primeiro capítulo, trataremos da reação da sociedade ante as novidades tecnológicas.
Em um segundo momento, cuidaremos da inclusão digital, bem como esta afetou a vida das pessoas.
Por derradeiro, logramos apontamentos acerca da necessidade de adaptação à realidade digital.
Em questões metodológicas, o estudo, eminentemente elaboratório, é efetuado pelo método analítico, baseando-se na pesquisa de estudos científicos e demais materiais que versem sobre o tema proposto, buscados, principalmente, na internet.
Assim, esteando-se em todo o exposto, lançar-se-á, ao fim, considerações conclusivas sobre o tema, onde será exposto o posicionamento alcançado após os estudos efetuados. 2 NOVIDADES TECNOLÓGICAS E A SOCIEDADE
A origem da rede mundial de comunicações, como também é conhecida, ocorreu na área militar. O lançamento soviético do Sputnik causou como consequência a criação americana da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada, conhecida como ARPA, em fevereiro de 1955, com o objetivo de obter novamente a liderança tecnológica perdida para os soviéticos durante a Guerra Fria. A ARPA criou o Escritório de Tecnologia de Processamento de Informações para promover a pesquisa do programa Semi Automatic Ground Environment, que tinha ligado vários sistemas