Incineração
Resumo
Consiste na queima do lixo a altas temperaturas em instalações chamadas "incineradores".
É um método de alto custo devido à utilização de equipamentos especiais. Neste método existe uma grande redução do volume do lixo, cerca de 3% do volume original.
No mundo o primeiro incinerador foi instalado na cidade de Nohinglam, Inglaterra, projetado e construído pôr Alfred Figer, em 1874.
No Brasil foi instalado em Manaus, em 1896 pelos ingleses. Em 1958 foi desativado pôr não mais atender as necessidades locais e pôr problemas de manutenção.
Atualmente existem modernos incineradores, inclusive no Brasil, entretanto, ainda existem muitos inconvenientes envolvendo seu uso. O problema mais grave deste método é o da poluição do ar pelos gases da combustão e pôr partículas não retidas nos filtros e precipitadores. Problemas estes muitas vezes ocasionados pela deficiência de mão-de-obra especializada.
Os gases remanescentes da incineração do lixo são: anidrido carbônico (CO2); anidrido sulfuroso (SO2); nitrogênio (N2); oxigênio (O2); água (H2O) e cinzas.
Justificativa
"Nos últimos 15 anos, as preocupações sobre as formas de disposição inadequadas do passado têm se manifestado através da promulgação de uma série de legislações/regulamentos (nos níveis estadual e federal) relativos ao controle e tratamento de resíduos perigosos com abordagens inéditas. Como resultado ,ocorreram modificações significativas nas formas de gerenciamento de resíduos sólidos. Os métodos mais tradicionais e baratos de colocação direta em aterros sanitários, depósitos em aterramento e injeção em poços profundos têm sido substituídos,em larga escala, por minimização da geração na fonte, reutilização do resíduo, tratamento físico/químico/biológico,incineração e métodos de estabilização química. De todas as tecnologias de tratamento "consagradas",os sistemas de incineração adequadamente projetados são os que apresentam o mais alto grau de