incidencia de raios em ms
A descoberta de petróleo na Bacia de Campos trouxe para a cidade de Macaé e seus municípios vizinhos da costa litorânea, grandiosos investimentos para o desenvolvimento de tecnologia e infra-estrutura para a exploração petrolífera. Esses empreendimentos faziam parte dos chamados “Grandes Projetos de Investimentos” no governo militar do país, numa época em que a região norte-fluminense passava por uma grave crise de estagnação econômica no setor sucro-alcooleiro. Atualmente ainda são parte dos projetos de desenvolvimento nacional, quando o Brasil busca a auto-suficiência em relação à produção de energia. A busca por petróleo em território nacional foi sempre marcada pela magnitude financeira de seus investimentos, transformando profundamente a economia, a sociedade e o espaço do Brasil (Monié, 2003).
O papel que a indústria petrolífera desenvolve atualmente no mundo vai muito além do desempenho de suas unidades de operação, aparentemente isoladas em alto mar, ou da importância de seus derivados para o consumo. Essa atividade pode interferir nas dinâmicas sócio-espaciais do lugar em que está estabelecida ou em qualquer parte do globo (Souza, 2004). Apesar do complexo industrial da Petrobras localizar-se em Macaé, essa indústria vem trazendo também para outros municípios da região norte fluminense e para a região das baixadas litorâneas muitas modificações no que diz respeito à ocupação territorial e ao foco da economia.
A Bacia de Campos, responsável por 84% da produção nacional, se configura a mais importante região produtora do país atraindo investimentos e empresas direta ou indiretamente associadas à indústria petrolífera, além de gerar um efeito multiplicador pela inclusão de outros setores da economia, e pela criação de oportunidades de negócios para um vasto mercado de fornecedores de equipamentos, suprimentos e serviços (Leal & Serra, 2003). Tal fato leva a um aquecimento da economia regional, traduzido em aumentos nas