Raios No Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul é o Estado que registra o maior índice de incidência de raios do Brasil se for considerada a relação entre o número de raios e a área dos Estados brasileiros, Na região sudoeste do Mato Grosso do Sul, conhecida como polígono de tornados, a incidência de descargas elétricas corresponde em média a 16 raios por quilômetro quadrado. Em outras áreas, a ocorrência do fenômeno varia de oito a 12 raios por quilômetro quadrado.
Com essa alta incidência, tanto na região mais crítica quanto nas outras, segundo estudo da Embrapa Pantanal (Corumbá - MS) os efeitos das descargas elétricas no estado são mais amplos e podem colocar a população em situações de maior vulnerabilidade.
O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 70 milhões de raios atingem o país todos os anos, uma média de duas ou três descargas elétricas por segundo. Além de causar incêndios e grandes prejuízos econômicos, esse fenômeno representa também uma ameaça à população. Anualmente cerca 300 pessoas são atingidas por raios no Brasil, cerca de 100 acabam falecendo. Isso representa 10% dos óbitos relacionados a descargas elétricas em todo o mundo. Entre os anos 2000 e 2010, ocorreram 1321 mortes relacionadas ao fenômeno. Esses números não são exatos, já que muitas mortes provocadas por raios são registradas como óbitos porparada cardíaca, fazendo a estatística parecer mais baixa. Os raios são um fenômeno comum em regiões tropicais, e sendo o Brasil o maior dos países tropicais, é normal que ele seja o mais atingido. A região centro-sul é a que apresenta maior incidência, principalmente o sul do Mato-Grosso do Sul, onde ocorrem 20 raios por quilômetro quadrado ao ano. Entre 2005 e 2008, houve um aumento de 102,7% na incidência de raios no país. Uma hipótese para o aumento constante desses números está sendo estudada pelos cientistas do Inpe em parceria com a