Incendios
Introdução
Os incêndios em edifícios podem começar através de falhas na instalação elétrica, na cozinha, com velas de cera, ou pontas de cigarro, descargas elétricas, atmosféricas, sobrecarga nas instalações elétricas dos edifícios, falhas humanas (por descuido, desconhecimento ou irresponsabilidade). O fogo pode propagar-se rapidamente para outras estruturas, especialmente se elas não estiverem de acordo com as normas de segurança.
Incêndio
Sobrecarga na instalação é uma das principais causas de incêndios. Se a corrente elétrica está acima do que a fiação suporta, ocorre superaquecimento dos fios, podendo dar início a um incêndio. Tome sempre cuidado com as instalações elétricas. Fios descascados quando encostam um no outro, provocam curto-circuito e faíscas. Chame um técnico qualificado para executar ou reparar as instalações elétricas ou quando encontrar um dos seguintes problemas: * Constante abertura dos dispositivos de proteção (disjuntores); * Queimas freqüentes de fusíveis; * Aquecimento da fiação e/ou disjuntores; * Quadros de distribuição com dispositivos de proteção do tipo chave-faca com fusíveis cartucho ou rolha, devendo ser substituídos por disjuntores ou fusíveis do tipo Diazed ou NH; * Fiações expostas (a fiação deve estar sempre embutida em eletrodutos); * Lâmpadas incandescentes instaladas diretamente em torno de material combustível, pois, elas liberam grande quantidade de calor; * Inexistência de aterramento adequado para as instalações e equipamentos elétricos, tais como: torneiras e chuveiros elétricos, ar condicionado, etc., evite aterrá-los em canos d’água.
É importante saber que toda a instalação elétrica tem que estar de acordo com a NBR 5410. Assim, antes de instalar um novo aparelho, verifique se não vai sobrecarregar o circuito. Utilize os aparelhos elétricos somente de modo especificado pelo fabricante.
Somente pessoas habilitadas devem realizar consertos ou modificações nas instalações