Incas
O Império Inca existiu por aproximadamente 3.000 anos e ocupou uma grande área, a maior parte sendo conhecida hoje como o Peru. A vestimenta era rigorosamente controlada pelo estado e a população só podia usar o que era destinado a ela segundo sua classe social. Normalmente haviam duas mudas de roupa, sendo uma para uso diário e uma para ocasiões formais. Essas roupas eram normalmente usadas até que estivessem completamente desgastadas.
Realeza
Naturalmente, o Imperador Inca (Sapa Inca) se vestia com materiais mais finos e de maneira mais bem elaborada. Ele usava um toucado em sua cabeça envolto em ouro e penas. Suas roupas eram usadas somente uma vez e uma grande quantidade de mulheres eram empregadas especificamente para a tarefa de fazer as roupa do Imperador. Ele usava um casaco decorado com joias e turquesas — acessórios como brincos, pulseiras e ombreiras banhadas a ouro eram usados em seu corpo. Seus sapatos eram especialmente feitos pelo melhor artesão, além de serem feitos com couros sofisticados.
Nobreza
A maioria dos incas usavam roupas feitas de lã em montanhas mais frias e algodão nas planícies mais quentes. Normalmente, quanto mais abaixo estivesse a pessoa na escala social, mais grosseiro era o material que o indivíduo usava. A maior parte das roupas de lã eram feitas com lã de alpaca ou de lhamas. Os nobres ou de classes superiores usavam roupas elegantes ricamente decoradas com joias, especialmente ouro e pedras preciosas. Eles usavam um toucado em suas cabeças com franjas feitas com penas de aves do deserto que tinham suas penas usadas exclusivamente para isso. Os nobres também usavam sandálias feitas com pele de lhamas.
Homens
O homem inca comum usava uma túnica sem mangas feita de um único pedaço de pano sem qualquer tipo de ajuste e preso com alfinetes. Por cima disso, era usado uma capa de tecido brilhantemente tingido e amarrado ao redor do pescoço, algumas vezes deixando um braço solto para ter