incas
Introdução
Os Incas foi uma civilização andina, que se localizava em Cuzco no atual Peru no ano de 3000 a. C. uma civilização muito rica no que se refere à arte ligadaà ciência, à religião e ao cotidiano.
Os incas faziam vários objetos utilizando, ouro, tecidos, pratas, rochas, cerâmicas, em esculturas de animais, deuses e representações de elementos da natureza.Pouco antes da descoberta da América, os incas dominavam um grande território que abrangia litoral e montanhas e haviam desenvolvido uma arte, original e de elaborada técnica.O artesanato inca tambémfoi um elemento importante da cultura. Faziam cestos e redes com fibras vegetais. Também pintavam em tecidos, utilizando tintas naturais (sangue de animais, minérios, carvão, etc) produziam artefatosdestinados ao uso diário. Era comum na cultura inca o uso de formas geométricas abstratas.
Os incas utilizaram a pedra como base das construções. Embora habitassem uma região montanhosa, onde adificuldade de construir é maior, construíram templos, diques, canais de água, casas, palácios e observatórios astronômicos. Para ligar as construções, fizeram uma rede de estradas de pedra, a arquiteturase destaca também pela sobriedade, alguns templos eram decorados com baixo relevos e peças de cerâmicas.
O artesanato têxtil alcançou, entre os incas andinos, um grande apuro técnico. Os tecidosincas destacavam-se pelos estampados variados e de cores vivas. Os incas conheciam a técnica de produção de vários tipos de tecidos graças à facilidade de matéria-prima: cultivo de algodão e as lãsfornecidas pelas lhamas e alpacas. No artesanato têxtil era comum a aplicação de plumas nos mantos e chapéus.
Nessa arte, destacam-se também as facas de sacrifício. As construções arquitetônicas,apesar da {pt:austeridade} em relação às dos maias e astecas, não possuem hoje ornamentos esculpidos, o que se deve principalmente ao fato de os espanhóis terem extraído os trabalhos