Incas
O território ocupado pelos incas corresponde atualmente ao Peru,
Bolívia, Equador, parte do Chile e norte da Argentina, na região do Altiplano Andino.
Antes da presença inca, o Altiplano Andino foi palco de culturas que são denominadas pré-incaicas. Entre essas culturas, encontramos a Chavín, séculos IX a II a.C., no norte do Peru.
Com a decadência dessa cultura, o Altiplano Andino assistiu a um longo período em que predominaram grupos fragmentados e, a partir do século VI da Era Cristã, três grandes culturas floresceram nessa região. São elas: Império Tiahuanaco: Tiahuanaco é um local antigo Arqueologia , situado no altiplano boliviano, na margem oriental do rio Tiwanaku , no Departamento de Puno ; a civilização huari: cultura de Huari surgiu no início do período considerado intermediário das civilizações andinas ; Império Chimu: destacou-se pelo notável aperfeiçoamento que alcançou nas técnicas agrícolas e na organização estatal.
Quando os espanhóis chegaram, no ano de 1532, o Império Inca vivia seu auge, impressionando os espanhóis pela sua organização e suas imponentes obras arquitetônicas.
Apesar da dominação espanhola, a influência dos incas faz-se presente até hoje.
Cultura e religião
Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios.
A religião tinha como principal deus o Sol (deus Inti). Porém, cultuavam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. Acreditava num criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo).
Os incas se dedicaram à astronomia, elaborando um calendário que, além de marcar o tempo, servia para fazer previsões astrológicas.