Incas
América Pré Colombiana – INCAS
Introdução: A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cuzco. Foram conquistados e dominados pelos espanhóis no ano de 1532.
Desenvolvimento:
• Primeiras conquistas: Os incas tardiamente na história dos povos andinos, não há consenso entre os historiadores quanto as sua origens. É possível que eles fossem um dos grupos que compunham o povo quíchua, cujo o idioma era era falado em uma ampla região dos Andes. A tradição inca atribuía a um de seus ancestrais, Manco Capac, o papel de fundador do império, ele e seus sucessores passaram a adotar o titulo de Inca, nome de uma antiga divindade andina. A partir de certo momento, os incas começaram a dominar diversas cidades da região, depois de 1463, subjugaram a sociedade chimu, que controlava o litoral. Em seguida, incorporavam os caras(no território que hoje corresponde ao equador), e os aimarás, nas margens do lago Titicaca. A sucessão de conquistas resultou, em algumas décadas, na formação do Império. Uma dessas características interessantes dessa sociedade é que, ao dominar os diversos povos andinos, os incas fizeram a síntese das tradições culturais da região. Um de seus governantes mais importantes foi Tupa Yupanqui, que criou um serviço de mensageiros que ligava as diversas partes do Império e estruturou uma burocracia e um exército capaz de manter o controle inca, sobre grande parte dos Andes.
• O Governo: Os incas tinham um governo forte e centralizado. A sucessão do poder se dava à família do governante, mas o herdeiro não era necessariamente filho do Inca, e sim o parente considerado mais capaz de assumir o cargo. O território do Império era dividido em quatro partes por duas