Compostos ionicos e moleculares
APRENDIZAGEM TÉCNICA
TÉCNICO EM QUÍMICA INDUSTRIAL
LIGAÇÕES QUÍMICAS
Professora: Lidianne Alvarenga Alunos: Gabriela Araújo
Karoline milhomem
Raniele Leão
Marilane Elias
Kárin Sthefane
CATALÃO, 24 DE ABRIL DE 2012
INTRODUÇÃO
Os compostos são classificados em compostos iônicos e compostos moleculares. Os compostos iônicos são aqueles que possuem uma ou mais ligações iônicas, mesmo que apresente várias ligações covalentes.
Na ligação iônica, as forças de atração são conseqüência da transferência completa de um ou mais elétrons de um átomo para outro sendo que um deles adquire carga positiva e o outro, negativa, surgindo as forças responsáveis pela ligação. A maioria dos compostos iônicos são sólidos, nas temperatura e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros.
O ponto de fusão (PF) de um composto é a temperatura na qual este composto no estado sólido se transforma em líquido. O ponto de fusão está relacionado com as interações entre partículas (átomos, íons e moléculas). Compostos que possuem fortes interações entre partículas, terão maiores pontos de fusão.
Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos. A menor partícula deste composto denomina-se molécula.
Na ligação covalente a transferência de elétrons nunca é completa, pois estes são compartilhados e neste caso a força de atração entre o par de elétrons (carga negativa) e o núcleo (carga positiva) é o que mantêm os átomos unidos. Os compostos moleculares possuem ponto de fusão e pontos de ebulição baixos. Em moléculas gigantes e macromoléculas, o ponto de fusão e de ebulição são muito altos, predominando assim o estado líquido. São insolúveis em água os compostos moleculares não polares, já os polares são solúveis em água.
A condutividade é uma medida da capacidade