Inatismo e empirismo
DE
FILOSOFIA
Nome: Nyara Brêtas n° 44 1° B
3 – Quais os problemas do inatismo?
O problema do inatismo é a mudança da realidade, mudando a realidade você muda as ideias, e a ideia é a razão, como a razão pode mudar sendo que o inatismo defende isso? A razão por si será falsa por mudar, porque a razão é a razão, assim surgindo os problemas do inatismo.
4 – Quais os problemas do empirismo?
O problema do empirismo é que nunca teremos o conhecimento objetivo da realidade, porque a ciência ‘’do empirismo’’ se constitui em repetições, em hábitos, algo que sempre acontece e por isso se torna ‘’real’’. Mas o problema é que aquilo que acredita ser real, por conhecer, por sempre se repetir mudar, tudo aquilo que acreditou já não será mais real, assim nunca tendo o objetivo da realidade.
7 – Qual a crítica de Kant aos filósofos inatistas e empiristas?
Ele dizia que todos os filósofos pareciam ser como astrônomos geocêntricos, buscando um centro que não é verdadeiro, considerando que para ter conhecimento terá que se basear na realidade.
8- O que foi a ‘’revolução copernicana’’ em filosofia?
Copérnico mostrou que não havia motivo para considerarmos que o céu se move e a terra não, pois poderia ser o contrário ou até mesmo que os dois se moviam. A revolução copernicana foi o fato de Copérnico mostrar que os egípcios estavam errados, mudando toda a forma de raciocínio.
9 – Explique o que querem dizer as expressões a priori e a posteriori.
A priori significa não provir da experiência, raciocinar, buscar a verdade, a realidade, a razão, sem provir da experiência.
A posteriori é o contrário, significa provir da experiência, depender dela, pensar com ela.
10 – Qual a relação estabelecida por Kant entre a razão a priori e a experiência a posteriori?
A razão a priori para ele é uma estrutura vazia, é a mesma pra todo mundo, é uma estrutura reconhecida por todos sempre do mesmo jeito e sem ter experiência, não precisa de experiência para aquela