Inacia
Neste trabalho de âmbito escolar, enquadrado na displina de Projectos Tecnológicos e baseado n tema “A Puberdade”, venho a explanar de forma directa e lógica os intervenientes importantes do assunto em causa. Visto que a Puberdade é incondicional e importante para nós, agradeço a oportunidade dada pelo professor de poder evidenciar as minhas capacidades de pesquisa e desenvolvimento de um tema tão gratificante. Abordarei nele também as diferentes formas de se manisfestar de acordo com gênero e geneticas humana. No desenvolvimento desse tema, destacarei mais detalhadamente os pontos suprasitados e outros mais. Espero corresponder à espectativas positivas de meu admirável docente.
PUBERDADE
Podemos definir a Puberdade como a fase em que ocorrem mudanças físicas que geram o amadurecimento sexual que, consequentemente, tornam a pessoa biologicamente pronta para se reproduzi. E tem como marco principal da puberdade para os homens é a primeira ejaculação, que ocorre em média aos 13 anos. Para as mulheres, é o início da menstruação, que ocorre em média entre 12 e 13 anos. No século 21, a idade média em que as crianças atingem a puberdade é menor em comparação com o século 19, quando tinha 15 anos para meninas e 16 para meninos. Este é, possivelmente, devido aos produtos químicos em alimentos ou uma melhor nutrição.
Os hormônios sexuais se diferem para os homens e as mulheres, mas não são totalmente exclusivos de cada sexo. Nos homens, os testículos secretam entre outros hormônios a testosterona e nas mulheres o ovário fabrica o estrógeno. As gônadas e as suprarrenais de ambos os sexos produzem o estrógeno e testosterona, mas é variável a quantidade. As características biológicas são universais e ocorrem de forma semelhante em todos os seres humanos.
A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual. Tanto no menino quanto na menina, não proporciona apenas mudanças físicas, mas,