Análise de texto - negrinha - monteiro lobato
Negrinha – Monteiro Lobato
1 – Como era a relação entre Negrinha e D. Inácia? O distanciamento e as torturas relatadas no texto mostram uma relação de desprezo e humilhação, relação comum, na época, entre as Senhoras e os filhos de escravos. Relação essa onde o emocional não é levado em consideração, e sim as diferenças sociais.
2 – Como era a relação de Negrinha com as sobrinhas de D. Inácia? A relação de Negrinha com as meninas era a mais ingênua já vista. Ao conhecer as meninas, Negrinha esqueceu-se de tudo que havia passado até aquele momento e se colocou ao mesmo nível das meninas. Onde pode ser observada sua grande curiosidade, o encanto pelo novo, a descoberta da vida. Após conhecer as sobrinhas de D. Inácia, Negrinha se descobriu como ser humano.
3 – Porque Negrinha caiu em profunda tristeza com a partida das meninas? A partida das meninas levou todo encanto que Negrinha descobriu ao conhecê-las. Encanto esse que a deixou profundamente triste e delirante com tudo que havia vivido.
4 – Como foi a morte de Negrinha? Sua morte foi “um delírio em meio a bonecas de azuis e anjos...”.
5 – Que lembranças ficaram de Negrinha? Ficou a imagem de “bobinha que nunca vira bonecas”, para as meninas. Já para D. Inácia, ficou a saudade dos castigos: “Como era boa para um cocre”, dizia a senhora.
6 – Resumo do conto.
Nascida na senzala, filha de escrava, Negrinha viveu anos de sua vida sendo mantida em cantos escuros, sobre uma esteira e em meio a trapos imundos. Cresceu assim porque a patroa, Dona Inácia, não suportava criança.
Dona Inácia era viúva, cristã, e não tivera filhos. Não perdoava choro de criança. Ao ouvi-lo, em qualquer tom, o choro de uma criança, saía com adjetivos impublicáveis.
A pobre Negrinha cresceu, e só isso! Sem infância, marginha e atrofiada. Sempre ressabiada, não sabia o significado da palavra brincar. Sua única diversão era ver o relógio bater as horas, com aquele famoso cuco. Sempre