Imunologia
Identificar a resposta imune nas infecções causadas por protozoarios
INTRODUÇÃO
A resposta imune tem papel fundamental na defesa contra agentes infecciosos e se constitui no principal impedimento para a ocorrência de infecções disseminadas, habitualmente associadas com alto índice de mortalidade. É também conhecido o fato de que, para a quase-totalidade das doenças infecciosas, o número de indivíduos expostos à infecção é bem superior ao dos que apresentam doença, indicando que a maioria das pessoas tem condições de destruir esses microorganismos e impedir a progressão da infecção. Em contraste, as deficiências imunológicas, sejam da imunidade inata (disfunções de células fagocíticas e deficiência de complemento) ou da imunidade adaptativa (deficiência de produção de anticorpos ou deficiência da função de células T), são fortemente associadas com aumento de susceptibilidade a infecções.
INTRODUÇAO
O contexto visa contemplar os conceitos básicos sobre os mecanismos imunológicos envolvidos na resposta imune celular e humoral das principais infecções causadas por protozoários em animais. Pretende-se proporcionar conhecimentos dos métodos imunológicos disponíveis utilizados para avaliação da resposta imune celular e humoral, bem como dos mecanismos envolvidos na patogenicidade dos agentes etiológicos das principais parasitoses. Dentre as ferramentas utilizadas para investigar a resposta imune destacam-se os ensaios de proliferação celular, perfil de citocinas, mediadas para avaliar a função de fagócitos, fenotipagem celular, ensaios de citotoxicidade, mapeamento de epítopos de reconhecimento e perfil de imunoglobulinas.
DESENVOLVIMENTO
As principais doenças causadas por protozoários no homem são as leishmanioses, doença de Chagas, malária, toxoplasmose e amebíase. Os protozoários são agentes infecciosos intracelulares que habitualmente infectam o hospedeiro por longo período de tempo, em virtude de possuir mecanismos que lhes permitem escapar das