Geografia
Apenas os advérbios de quantidade, de lugar e de modo são flexionados, sendo que os demais são todos invariáveis. A única flexão propriamente dita que existe na categoria dos advérbios é a de grau, a saber:
* Superlativo: aumenta a intensidade. Exemplos: longe - longíssimo, pouco - pouquíssimo, inconstitucionalmente - inconstitucionalissimamente, etc.
* Diminutivo: diminui a intensidade. Exemplos: perto - pertinho, pouco - pouquinho, devagar - devagarinho, etc.
Os advérbios "bem" e "mal" admitem ainda o grau comparativo de superioridade, respectivamente, "melhor" e "pior".
Existem também as formas analíticas de representar o grau, que não são flexionadas, mas sim, representadas por advérbios de intensidade como "mais", "muito", etc. Nesse caso, existe o grau comparativo (de igualdade, de superioridade, de inferioridade) e o grau superlativo (absoluto e relativo).[2] Também é bom saber que o advérbio tem 3 modos, Indicativo, Imperativo e Subjuntivo Subjuntivo é indicação de dúvida Indicativo é indicação de Fato Imperativo é indicação de ordem
1. Advérbios de modo
2. Advérbios de lugar
3. Advérbios de tempo
4. Advérbios de Negação
5. Advérbios de dúvida
6. Advérbios de intensidade
7. Advérbios interrogativos
8. Advérbios de afirmação
Advérbios de lugar: aqui, aí, ali, cá, lá, acolá, além, longe, perto, dentro, adiante, defronte, onde, acima, abaixo, atrás, alhures (= em outro lugar), nenhures (= em nenhum lugar), algures (= em algum lugar) etc.
Advérbios Interrogativos
São as palavras: onde? aonde? donde? quando? como? por que? nas interrogações diretas ou indiretas, referentes às circunstâncias de lugar, tempo, modo e causa. Interrogativa Direta | Interrogação Indireta | Como aprendeu? | Perguntei como aprendeu. | Onde