Formação docente
Diante das frequentes mudanças, a formação e o desenvolvimento profissional dos educadores precisa de dedicação total por parte dos docentes, pois são grandes influentes no processo de ensino/aprendizado em que é preciso que o educador tenha um bom planejamento por meio da prática curricular educativa contextualizada aceitando e cumprindo os objetivos da educação com autonomia e respeito ao meio em que o corpo discente está inserido.
Como abordado por Chartier (2000), as mudanças nas práticas de ensino podem se relacionar, dentre vários aspectos, a alterações nas definições dos conteúdos a serem ensinados, que constituiriam mudanças de natureza didática, ou a transformações relacionadas à organização do trabalho pedagógico, assim fortalece o compromisso com a formação do profissional da educação.
A formação mais adequada de um docente é consequência de um bom curso, que adota as diretrizes estabelecidas sabendo que, durante o exercício da profissão diverso casos aparecem que precisam ser decididas com capacidade, focalizando sempre na implicação da melhor qualidade da educação, e sem uma formação apropriada será impossível ter êxito em quaisquer atividades a serem desenvolvidas.
Tendo como referencia a problemática da construção do profissional para além da docência, o professor tem um papel essencial na construção de propostas e medidas de prevenção, visto que seu exercício é essencial no estímulo em busca de um plano de mudança e proteção social.
O educador deve estar sempre atento para os avanços técnicos e progressos no campo profissional, bem como no mundo, pois é preciso permitir ao discente que tenha acesso a tudo por outras vias, que eliminem as barreiras existentes. Isso poderá acontecer por meio de alternativas diversas em que o professor precisará buscar, para tratar dos conhecimentos em sala de aula, perpassando, portanto, pela sensibilidade, criatividade e formação necessária a