Imunologia
AULA 1-PROPRIEDADES GERAIS DAS RESPOSTAS IMUNES
-Sistema imune percebe estímulos internos ou externos respondendo de forma a buscar a homeostase. Portanto, defende o organismo contra o que é estranho e tolera o que é próprio. Há dois tipos de resposta imune. São elas:
-Imunidade Inata: Linha de defesa inicial constituída de mecanismos celulares e bioquímicos existentes antes mesmo da infecção e que encontra-se pronta para agir (é funcional) de maneira rápida. Seus principais componentes são barreiras físicas, químicas, microbiológicas e celulares, leucócitos residentes (macrófago, célula dendrítica e mastócito), leucócitos circulantes (neutrófilo, eosinófilo, basófilo), receptores celulares e solúveis e mediadores solúveis feito AMP, citocinas, sistema complemento e proteínas de fase aguda. Vale lembrar que os leucócitos residentes constituem a primeira via de contato com agentes estranhos e constituem o sistema fagocitário mononuclear. Tais células reconhecem os microorganismos através de diferentes receptores (PRRs) que são comuns às diferentes classes de agentes infecciosos (são elas: vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes). Tais agentes expressam PAMPs que são reconhecidos pelos PRRs. Os PRRs também são capazes de reconhecer DAMPs que são moléculas produtos de danos causados às células do corpo. Sendo assim a resposta inata começa com a presença de um sinal que é reconhecido por um receptor e isso ativará uma via de transdução de sinal cujo fim é a alteração da expressão gênica através da ativação de fatores de transcrição que irão produzir citocinas.
-Imunidade Adaptativa: resposta que requer maior tempo para ocorrer e tem participação dos linfócitos B e T e de moléculas chamadas anticorpos. Caracterizada pela Especificidade (todos os receptores dos linfócitos B ou T são iguais em uma mesma célula e reconhecem um epítopo o que garante que a resposta imunológica seja gerada contra um microorganismo