Imunologia
2) O que é a imunidade adaptativa? Cite exemplos de componentes da imunidade desta.
3) A resposta imune adaptativa pode ser dividida em dois grupos de resposta. Quais são eles? Quais células e moléculas os constituem?
4) O que são linfócitos B? Qual a sua função? São mais eficientes contra agentes infecciosos extra ou intra-celulares?
5) O que são linfócitos T? ? São mais eficientes contra agentes infecciosos extra ou intracelulares? Quais as suas subpopulações? Qual a função de cada uma delas?
6) Considere que você necessita realizar um teste imunológico para pesquisa de anticorpos específicos formados contra um determinado antígeno. Considerando que o material biológico coletado foi secreção de mucosa, qual a classe de imunoglobulinas você pesquisaria? Justifique.
7) O gráfico abaixo representa a dinâmica da produção de anticorpos após a administração de uma vacina. Sabe-se que, a vacina em questão é administrada em duas doses, ou seja, realiza-se uma aplicação inicial e, após certo período de tempo, é aplicada uma dose de reforço. Neste contexto, é correto afirmar que:
a) O nível de anticorpos produzidos após a dose de reforço é maior porque na segunda aplicação o número de antígenos é, também, proporcionalmente mais elevado.
b) O nível de anticorpos após a dose inicial é baixo porque não houve reconhecimento de antígenos, o que ocorre apenas com a segunda dose.
c) O nível de anticorpos após a dose de reforço é mais elevado porque o organismo já havia sido sensibilizado com o antígeno no primeiro contato (dose sensibilizadora) e, no segundo contato a resposta é melhor devido a existência da memória imunológica.
d) O nível de anticorpos após a dose sensibilizadora é menor porque o organismo já havia sido sensibilizado com o antígeno e, apresenta memória imunológica.
e) O nível de anticorpos observado ocorre ao acaso, na dependência do tipo de antígeno