imunologia
No sistema imunológico, cada tipo de célula age de acordo com sua função específica. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam a alteração celular percebida aos demais componentes do sistema imune, outras entram em ação para destruir, outras produzem e liberam substâncias capazes de neutralizar toxinas.
Os principais componentes do sistema imune incluem medula óssea, os leucócitos produzidos pela medula óssea e os tecidos linfoides, incluindo timo, baço, linfonodos, tonsilas (amigdalas) e adenoides, bem como tecidos similares nos sistemas gastrointestinal, respiratório e reprodutor.
Medula Óssea Os leucócitos envolvidos na imunidade são produzidos na medula óssea. Como outras células sanguíneas, os linfócitos são produzidos a partir das células-tronco, que são células indiferenciadas. As células-tronco evoluem para linfócitos – Linfócitos B e Linfócitos T, logo em seguida penetram na circulação. Os linfócitos T migram da medula óssea para o timo, onde passam por processo de amadurecimento, fases de divisão e diferenciação relacionada ao rearranjo dos genes do receptor da célula T e à expressão