Imunologia
A imunologia é o estudo das respostas do organismo que fornecem imunidade, ou seja, proteção às doenças. Ainda que o sistema imune seja muito complexo, certos componentes do sistema imune são facilmente detectados, como por exemplo, os anticorpos.
2. O que é Imunidade natural ou inata?
Os elementos do sistema imune inato incluem barreiras anatômicas, moléculas de secreção e componentes celulares. Entre as barreiras mecânicas anatômicas estão a pele e camadas epiteliais internas, o movimento dos intestinos e a oscilação dos cílios bronco-pulmonares. Associados a essas superfícies protetoras estão agentes químicos e biológicos.
3. O que é imunidade adaptativa ou adquirida?
A imunidade adquirida refere-se à proteção que um organismo desenvolve contra certos tipos de microorganismos ou substâncias estranhas, também conhecidas como "non self". A imunidade adquirida é desenvolvida durante toda a vida de um indivíduo, podendo esta imunidade ser ativa ou passiva. Ambas podem ser adquiridas de forma natural ou artificial.
A imunidade adquirida ativa ocorre quando a pessoa é exposta a microorganismos ou substâncias estranhas e o sistema imunológico responde.
4. Quais são os tipos de respostas imunológicas adquiridas, defina cada uma delas.
A imunidade humoral e a imunidade adquirida.
Imunidade humoral é mediada pelas moléculas presentes no sangue e nas secreções das mucosas, chamadas de anticorpos, que são produzidas pelos linfócitos B. Os anticorpos reconhecem os antígenos microbianos, neutralizam a infecciosidade dos microrganismos e os preparam para serem eliminados por diversos mecanismos efetores. Ocorre contra microrganismos extracelulares e suas toxinas.
A Imunidade celular é mediada pelos linfócitos T, promove a destruição a destruição dos microrganismos localizados em fagócitos ou a destruição das células infectadas para eliminar os reservatórios da infecção. Ocorre contra microrganismos intracelulares, como vírus e algumas