IMUNOLOGIA
Capítulo 1:
1- O que são linfócitos virgens (pré-imunes ou naive)? E linfócitos efetores? E linfócitos de memória? Qual o caminho destes tipos de linfócitos no organismo (migração para órgãos linfoides e tecidos infectados)?
2- O que é memória imunológica? Em sua opinião, a memória tem alguma importância na resposta imune de um indivíduo numa reinfecção? Explicar.
3- Quais os tipos de imunidade adquirida? Por que é importante que o sistema imune tenha diferentes mecanismos para a eliminação dos agentes infecciosos?
4- O que é a “hipótese da seleção clonal”?
5- O que é resposta imunológica primária? E secundária? Que linfócitos estão envolvidos nestas respostas? Citar 3 diferenças entre estes 3 tipos de resposta.
6- O que são células apresentadoras de Ag (APCs)? Citar 3 APCs. Por que essas células são importantes na resposta dos linfócitos T aos Ag? Estas células têm algum papel na resposta dos linfócitos B?
7- Os linfócitos B e T localizam-se em áreas diferentes dos órgãos linfóides periféricos (linfonodos e baço). O que faz com que haja essa separação?
8- O que é circulação (ou recirculação) dos linfócitos. Por que a recirculação dos linfócitos é uma característica importante do sistema imune? Comentar.
9- O que são órgãos linfóides centrais? E órgãos linfóides periféricos? Por que é importante para a resposta da imunidade adaptativa que os patógenos sejam drenados para os órgãos linfóides periféricos?
10- Ao nascerem, as crianças ainda não respondem de modo eficaz aos agentes infecciosos e os pais procuram evitar o contato com alguns microorganismos (ferver bico, mamadeira, manter a criança em casa, evitar contato com pessoas doentes, etc.). Para preparar as crianças para o encontro com vários agentes infecciosos, elas recebem uma série de vacinas durante o primeiro ano de vida, o que induz uma imunidade ativa nesta criança. Como o recém-nascido adquire imunidade passiva a alguns