biofísica
Este trabalho tem como objetivo uma sucinta revisão de literatura a cerca de noções técnicas aplicadas nos experimentos biológicos: espectroscopia, cromatografia e eletroforese, bem como suas modalidades e aplicações, que serão aprofundadas no decorrer deste.
Espectroscopia Tradicionalmente, a espectroscopia é a ciência que estuda a interação da radiação eletromagnética com a matéria (gases, líquidos ou sólidos). O efeito da interação da radiação eletromagnética com a matéria é um dos meios mais poderosos para se obter informações sobre a estrutura microscópica da matéria. Estes efeitos normalmente estão longe de serem simples e uma análise mais profunda da natureza desta interação depende do conhecimento de fundamentos provenientes da mecânica quântica. Entretanto, alguns aspectos semi – quantitativos também permitem o uso deste tipo de ferramenta no dia a dia, em trabalhos envolvendo a análise e a identificação de substâncias.Em resumo, neste tópico são abordados diferentes aspectos relacionados ao uso fontes de perturbação da matéria, incluindo o uso da radiação eletromagnética, como sonda do universo microscópico. Quase todas as informações sobre as propriedades físicas do universo são obtidas direta ou indiretamente de seus espectros, principalmente suas temperaturas, densidades e composições. Os efeitos resultantes da interação de radiações eletromagnéticas com a matéria proporcionam evidências do comportamento microscópico.Estas observações levam-nos a sugerir modelos que permitam compreender ou prever as propriedades do material estudado. Usualmente estes modelos estão associados com princípios e conceitos da mecânica quântica.
Cromatografia.
Envolve em uma série de processos de separação em misturas, acontece pela passagem de uma mistura atrás de duas fases chamada de estacionária e a