imunologia
INTRODUÇAO
Nesse relatório e possível analisar a reação de aglutinação, sua utilização nos métodos de tipagem de ABO e Rh .
Como se define um Grupo Sanguíneo e o comportamento das aglutininas e aglutinogênios presentes no sangue e também a utilização de soro Anti-A, soro Anti-B e Anti Rh .
São analizados também os Leucócitos, suas classificações sua importância e como age em no organismo. E sua ação em casos de processos alérgicos e de resposta imunológica.
-REAÇÃO DE AGLUTINAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS
- Através da aula realizada e através de pesquisas a respeito vimos que a Reação de Aglutinação baseia-se na capacidade do anticorpo se ligar ao antígeno presente em uma superfície de grande partícula de tal forma que leva a uma alteração do estado físico do antígeno denominado por interação..
A aglutinação pode ocorrer tanto com partículas que apresentam determinantes antigênicos naturais em sua superfície (hemácias, bactérias, protozoários, etc.) como com partículas inertes (partículas de látex, poliestireno, bentonita, etc.), ou mesmo com células antigênicamente não relacionadas (hemácias, bactérias) às quais se adsorvem ou se fixam antígenos solúveis. No primeiro caso, a reação é dita aglutinação direta, e no segundo, aglutinação indireta ou passiva.
-No campo de medicina a técnica de reações de aglutinação são muito empregadas para o diagnóstico laboratorial de doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos, doenças auto-imunes, na detecção de hormônios, na tipagem de grupos sanguíneos dos sistemas ABO e Rh, etc.
-Em relação a tipagem de grupo sanguíneo do sistema de ABO e Rh, quando se junta um a gota de soro Anti-A, Anti-B e Anti-D a gota de sangue e possível se observar visivelmente a reação de aglutinação, pois no as aglutininas presentes no soro se aderem a superfície das hemácias ou seja onde ficam presentes os aglutinogênio, possibilitando assim a leitura do ABO e Rh da amostra