liderança
Paulo Rogerio do Nascimento
RESUMO
Em todas as atividades coletivas, na sociedade, nas equipes de trabalho e nas relações sociais em geral, constata-se a presença do fenômeno da liderança. Aparece o líder frente aos objetivos do grupo, às tarefas a serem executadas e, especialmente, frente aos problemas a serem resolvidos. Novos interesses e novas necessidades das empresas, hoje, que precisam atender a sociedade globalizada e em mudança constante, determinam, também, novos modos de liderança. Os líderes e os chefes são provocados para diferentes estilos de gerenciamento dos grupos de trabalho, das circunstâncias e das relações produtivas atuais, que condicionam as relações sociais e culturais. A literatura selecionada mostra alguns autores e especialistas com suas orientações sobre a matéria. É abordada uma reflexão objetiva sobre o líder considerando sua personalidade, seus métodos e o próprio líder como símbolo do grupo. A empresa, em que as equipes se situam e agem deve ser caracterizada. Necessidade e papéis do líder são considerados. A liderança radical é esclarecida dentro do contexto atual. Algumas considerações consequentes encerram o trabalho.
Palavras-chave:
Liderança. Administração
Produtividade.
de
Empresa.
Gerenciamento
de
RH.
1 INTRODUÇÃO
Este tema recorrente e atual necessita de conhecimento e de aprofundamento frente às nuanças que se interpõem, quando da aplicabilidade às equipes de trabalho, cujas circunstâncias, no momento, são variadas e desafiantes. O tema, por si mesmo, é instigante.
Muito se fala e se escreve, nas comunicações, hoje, sobre o líder, sua importância e sobre as novas formas de exercício da liderança. As instituições produtivas buscam o perfil ideal de seus líderes e favorecem, de muitas maneiras, a reciclagem e a reeducação de seus Recursos
Humanos (RH), como investimento para a produtividade e a qualidade de seus produtos, bens e serviços.
O objetivo,