imunização vacinas
CURSO: Técnico em Enfermagem
ALUNO: Edieê Monteiro da Silva
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Imunidade
A imunização é o processo que confere proteção, ou seja, imunidade ao organismo, através de anticorpos de ação específica contra os agentes infecciosos causadores de doenças.
Pode ser definida também como a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Esta prática que tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções.
É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou por soro de anticorpos. As vacinas são usadas para induzir a imunidade ativa e sua administração resulta numa resposta biológica e na produção de anticorpos específicos.
Com esse processo, a imunidade é induzida contra futuras infecções que possam atingir as pessoas pelo mesmo micro-organismo.
A imunização pode ser adquirida de duas formas distintas:
Vacinas
Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzido no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância.
Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.
DESENVOLVIMENTO
Imunidades Ativas e Passivas.
A imunidade ativa é adquirida em consequência de uma infecção ou mediante a inoculação de um agente imunogênico, ou seja, a vacinação.
Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade