vacinas
Curso: Bacharelado em Enfermagem.
Disciplina: Imunologia
Professor: Evaldo Hipólito De Oliveira
Imunologia Vacinas
Acadêmica:
Thays de Tarssia da Silva Sousa
Teresina/Piauí 25 de maio de 2012.
O processo de vacinação é muitas vezes tão eficiente que pode levar a erradicação da doença, por essa razão ela vem conquistando um grande avanço na medicina.
Quando as vacinas são utilizadas para prevenir uma doença, tem-se a imunização ativa artificial, que e uma forma de imunização intencional. Varias características são essenciais em uma vacina para que ela possa ser considerada eficaz deve-se analisar se a proteção proporcionada pela vacina, será duradoura; se a vacina induzirá a proteção efetiva contra o agente infeccioso, porém sem o perigo de causar doença ou efeitos adversos graves; se a vacina estimulará o tipo de resposta imune protetora mais eficaz contra o agente infeccioso; se a vacina permitirá o armazenamento, o transporte e o uso, bem como ter um baixo custo, permitindo, assim, que seu uso seja viável para ampla utilização.
Algumas semanas após a administração da vacina aparecem à resposta imune, no entanto essa imunidade pode durar por muitos anos, elas podem ser constituídas de micro-organismos inteiros atenuados ou inativados por micromoléculas purificadas. É importante ressaltar que cada tipo de vacinas oferece ao individuo vantagens e desvantagens. Essas vacinas são compostas por antígenos contra do agente infecciosa, o qual deseja induzir proteção, além de substancias inespecíficas chamadas adjuvantes.
No processo de imunização uma das formas que se pode colocar em evidencia é a imunização ativa que esta relacionada com a vacinação onde a imunização ativa e resultado da produção de anticorpos, bem como da ativação de linfócitos T, dirigida contra o agente infeccioso ou contra seus produtos