forjamento
Um projeto de maquina surge sempre para satisfazer uma necessidade, seja ela industrial, comercial, para lazer, etc. Nasce da habilidade de alguém ou de um grupo de pessoas “transformar” uma ideia em um projeto de um mecanismo que se destina a executar uma tarefa qualquer.
A partir dai segue-se o estudo detalhado de suas partes, a forma como serão montadas, tamanho e localização das partes componentes tais como engrenagens, parafusos, molas, cames, etc.. Este processo passa por varias revisões onde melhores ideias substituem as iniciais ate que se escolhe a que parece melhor.
Os elementos de maquinas podem ser classificados em grupos conforme sua função. Dentre os vários elementos de maquinas existentes, pode-se citar elementos de fixação, como parafusos, porcas e arruelas, elementos de transmissão, como correias e polias, elementos de apoio, como mancais, guias e rolamentos, etc.
Existem algumas características ou considerações que influenciam a seleção de um elemento de maquina. Resistência, confiabilidade, utilidade, custo e peso são alguns exemplos disto.
A partir do exposto pode-se perceber que a escolha e o dimensionamento dos elementos de maquina exigem do projetista alguns conhecimentos básicos:
• Conhecimentos de resistência dos materiais e dos conceitos de mecânica aplicada para poder analisar corretamente os esforços que agem sobre as pecas e determinar sua forma e dimensões para que sejam suficientemente fortes e rígidas.
• Conhecer as propriedades dos materiais através de estudos e pesquisas.
• Ter bom senso para decidir quando deve usar valores de catálogos ou uma determinada formula empírica ou se deve aplicar a teoria mais profunda.
• Senso pratico.
• Ter cuidado com a parte econômica do projeto.
• Conhecer os processos de fabricação.
No projeto de um componente de maquina ou de uma estrutura, existe a necessidade de determinarmos as dimensões necessárias, para que o componente possa suportar as solicitações.
O