Imunidade viral
Linfócito B - classe importante de linfócitos produzidos na medula óssea dos mamíferos e na bursa de Fabricius (em pássaros), e que produz anticorpos. É responsável pela resposta imunológica, dando origem às células produtoras de anticorpos.
Linfócito T - linfócito que atravessa a glândula do timo durante a sua maturação. Diferentes tipos de linfócitos T participam do processo de resposta imune.
Macrófago - célula leucocitária do sangue que destrói substâncias estranhas e exibem em sua superfície antígenos reconhecidos por outras células do sistema imune.
Anti-soro - porção fluida do sangue de um animal imunizado, após a coagulação, e que retém os anticorpos.
Inflamação – É um importante mecanismo de defesa inespecífica na limitação do vírus ao sitio da infecção. Corresponde a um conjunto de eventos que ocorrem no processo inflamatório, como: temperatura elevada, queda de pH, migração de células fagocitárias seguida por acumulação de neutrófilos, formação de rede de fibrina nos tecidos, aumento da permeabilidade vascular com exsudação de líquidos, macrófagos e linfócitos. Todos esses fatores conjugados fornecem condições ambientais adversas à replicação viral.
Interferon – essa denominação é amplamente utilizada para denominar várias classes de proteínas não relacionadas, algumas são constituídas por glicoproteínas, e que tem em comum efeitos antivirais. Ocorrem em uma grande variedade de vertebrados e atuam como reguladores biológicos de diversas funções celulares. A classificação destas moléculas está em constante modificação. O interferon (IFN) tipo I reúne dois subtipos IFN, produzido por quase todas as células do corpo, e IFN, produzido