Introdução sobre o Tema Aids
A função fisiológica do sistema imunológico é a defesa contra microorganismos infecciosos. Entretanto, até mesmo substâncias estranhas não infecciosas podem desencadear uma resposta Imunológica.
Temos a resposta Imunológica Natural e a Adquirida, as defesas contra microorganismos são mediadas pelas reações iniciais da imunidade natural e as respostas tardias da adquirida. A imunidade Natural (também chamada de Inata) é a linha de defesa inicial contra os microorganismos, consistindo em mecanismos de defesas celulares e bioquímicos que já existiam antes do estabelecimento de uma infecção e que estão programados para responder rapidamente a infecções. Os mecanismos da imunidade natural são específicos para estruturas que são comuns a grupos de microorganismos semelhantes e não conseguem distinguir diferenças discretas entre substancias estranhas. Contendo como células que participam da resposta, Macrófagos, Leucócitos e células NK.
A forma de imunidade se desenvolve em resposta a infecções e se adapta a infecção é chamada de Imunidade adaptativa ou adquirida, as características que a define inclui uma especificidade extraordinária para distinguir as diferentes moléculas e uma habilidade de se lembrar e responder com mais intensidade a exposição subseqüentes ao mesmo microorganismo. Ela também é denominada resposta adquirida para enfatizar o fato de que as intensas respostas protetoras são adquiridas por experiência. Os principais componentes da imunidade adquirida incluem os linfócitos e seus produtos, como