Império romano
Maria Lília da Costa
O IMPÉRIO ROMANO E AS REFORMAS
DE JÚLIO CÉSAR
O DIREITO ROMANO
Centro Universitário do RN
Natal
2013
O IMPÉRIO ROMANO
GOVERNO
Por meio de pesquisa, pode-se dizer ter sido os romanos grandes estadistas, durante bastante tempo, suas ideias influenciaram as ideias e formas de governo, foram os primeiros a impor autoridade central sobre um vasto território, conservando ao mesmo tempo um governo local, sem dúvida, pode-se afirma que o Direito romano foi uma das maiores contribuições deixada para as civilizações ocidentais.
Roma permaneceu como centro do governo durante a maior parte da longa história do Império Romano, nos primeiros tempos, foi governada por uma série de reis, cujo poder era limitado por um grupo de conselheiros, chamado Senado e uma assembleia dos cidadãos, a Comitia Curiata.
A REPÚBLICA ANTIGA (509-264 a.C.)
Em 509 a.C., os romanos se revoltaram contra o severo rei etrusco, TARQUÍNIO SOBERBO, fizeram de Roma uma república, não tiveram, de imediato, muito apoio, alguns povos cercaram Roma, bem como outras cidades de pequena planície.
Segundo os estudiosos, tribos de équos, hérnicos e volscos se estabeleceram nas encostas dos montes Apeninos, a leste e ao sul.
HORÁCIO, CORIOLANO e CINCINATO, no sec. V a.C., lutaram contra Roma e algumas cidades vizinhas à Roma, as quais formavam as cidades da Liga Latina, sendo os primeiros citados, considerado heróis desse período de lutas.
Os romanos combateram também os gauleses que invadiram a Itália em 390 a.C. Os gauleses incendiaram Roma, tendo ocupado esse território por um período aproximado de sete meses, retirando-se somente depois que os romanos pagaram-lhes um alto resgate.
Percebe-se, por meio de estudos, que em 340 a.C., as cidades da Liga Latina, atacaram a cidade de Roma, por desejarem o poder, conquistado, daquela cidade. Após dois anos de hostilidade, Roma invadiu suas antigas aliadas.
Cerca de 300 a.C., depois de