IMPUREZAS NA ARGAMASSA
Por exercer considerável influência na trabalhabilidade, resistência edurabilidade, o agregado miúdo deve ser inerte e livre de substâncias deletérias. As propriedades físicas e químicas dos agregados e das argamassas, tanto de assentamento quanto de revestimentos de alvenarias, são essenciais para a vida útil das obras em que são utilizadas (NARCISO, 2006).
As impurezas encontradas nos agregados interferem nas propriedades dos revestimentos e na qualidade do concreto, dificultando a hidratação do cimento e sua aderência aos grãos de areia (NEVILLE, 1982). Essas impurezas podem causar patologias como desagregação dos agregados, e na presença de umidade podem provocar eflorescência e corrosão da armadura. leftcenter1.2.Partícula de argila e silte A argila é uma rocha granular com grãos de dimensões muito reduzidas.É um produto da alteração de rochas silicatadas, sendo uma mistura de vários minerais: cauliniteilite, emontemorilonite.
As suas principais características são a sua coerência, a sua secura e o seu estado plástico quando entra em contactocom a água. Sua forma é laminar. O Silte está entre a areia e a argila e é o “primo pobre” destes dois materiais nobres. É um pó como a argila, mas não tem coesão apreciável. Também não tem plasticidade digna de nota quando molhado. Não devem conter impurezas que prejudicam o endurecimento (matérias orgânicas). O material pulverulento (argilas e siltes) tem dois inconvenientes principais: recobrindo os grãos do agregado, prejudica a aderência; por outro lado, tendo grande superfície específica, exige água em demasia na aplicação, aumentando, assim, a relação água/cimento, acarretando perda de resistência do concreto.
1.3.Húmus Impurezas orgânicas húmicas são os detritos mais comumente de origem vegetal, geralmente sob a forma de partículas minúsculas, mas em grandes