engenharia civil
Palavras-chave: resíduos de construção e demolição
RESUMO:
Este trabalho discute a reciclagem de resíduos como materiais de construção. Partindo do conceito de desenvolvimento sustentável para a construção civil, foi elaborada uma proposta de metodologia para conduzir pesquisas visando a transformação de um resíduo em material de construção subsidiando a busca de novos mercados, o projeto destas instalações e o planejamento de sistemas de controle da qualidade.As atividades relacionadas com a construção civil possuem enorme impacto ambiental. O setor é o maior consumidor individual de recursos naturais, gera poluição, etc. A reciclagem de resíduos, é uma das tendências para diminuição do impacto ambiental da construção civil, particularmente o nível de consumo de recursos naturais.
REVISAO DA LITERATURA
1.1 GESTAO AMBIENTAL
A necessidade de administrar melhor o uso dos recursos naturais é um ponto comum em todos os artigos analisados. Analisando a objetiva do tema deve se considerar que o planeta é um sistema fechado, e que tem recursos limitados.Os impactos negativos advindos da extração de matéria prima para uso da construção civil são enormes:
“Em todo o mundo, a mineração e o processamento de minerais desempenham um importante papel na determinação de problemas do meio ambiente como o desmatamento, a erosão do solo e a poluição do ar e da água. Globalmente, o setor minerário é um dos maiores usuários de energia, contribuindo assim para a poluição do ar e o aquecimento global” (YOUNG 1992).
A produção de grandes volumes de materiais de construção e a atividade de canteiro de obras de construção, manutenção e demolição são responsáveis por cerca de 20 a 30% dos resíduos gerados pelas construções.
Anteriormente falávamos em um contexto geral, mas já os RCDs brasileiros, não representam grandes riscos ambientais em razão de suas características químicas e minerais serem semelhantes aos agregados