ANÁLISE DE BALANÇOS
As demonstrações contábeis representam a posição patrimonial de uma entidade em uma determinada data. Segundo o IBRACON (NPC 27), “O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."
Este trabalho evidenciara as demonstrações contábeis de uma sociedade anônima (S/A) de modo exemplificativo, sobre as quais serão abordadas analises para melhor compreensão do tema.
A pesquisa abordara as demonstrações contábeis Balanço Patrimonial, Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE), Demonstrações das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL), Demonstrações do Valor Adicionado (DVA), assim como as Notas Explicativas.
A empresa escolhida para extrair esses dados foi a Klabin S.A. Diante das informações verificadas nas demonstrações contábeis aqui tratadas serão feitas algumas analises e considerações julgadas importantes para um melhor entendimento de suas composições de seus objetivos.
Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial é a demonstração contábil que tem por objetivo evidenciar o patrimônio de uma entidade em dado momento, que na maioria dos casos segue o fim do ano calendário, ou seja, 31 de dezembro.
As contas do ativo e do passivo da entidade avaliada estão representadas de forma coerente, conforme mandamento legal (lei 6.404/76, art.178).
O ativo apresenta-se na ordem decrescente de liquidez e o passivo na ordem decrescente de exigibilidade.
Análise Vertical
Esta análise visa avaliar a composição de itens do balanço patrimonial em relação a um todo considerado como 100% onde cada conta contribui para formação de todo o investimento.
No caso em questão agruparam-se algumas contas para efetivação da análise.