impressionismo
O que mais chama atenção é que os artistas querem mostrar algo além da realidade, e principalmente por enfatizarem os temas da natureza.
No impressionismo se valorizava a luz natural e a decomposição das cores.
Os artistas que se destacaram foram:
Claude Monet: A obra de Monet é caracterizada por seu interesse na cor e natureza. Suas pinturas retratam o mesmo tema pintado em diferentes momentos do dia. Veja abaixo três de suas principais obras:
Nascer do sol
Ponte sobre hève na vazante
Banhistas na grenouillière
Edgar Degas: Obras de arte de Degas são marcadas pela suavidade, Pintura de bailarinas, mulheres, concertos e óperas. Veja abaixo três de suas principais obras:
Bailarinas em azul
Narrar de pássaros
Mulher no banho
Pierre-auguste Renoir: Seu estilo artístico era marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas. O sentimento lírico é outra característica importante nas obras de Renoir. Em suas pinturas prevaleceram às formas humanas individuais, grupos de pessoas e paisagens. Veja abaixo três de suas principais obras:
O almoço dos remadores
Rosa e azul
Camarote
Arte moderna
Na arte moderna vê-se a influência da Revolução industrial, das máquinas a vapor, do aumento das velocidades, da fotografia, do cinema, do avião, do estudo da mente entre outros elementos que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes.
Como resultado, os principais movimentos artísticos voltaram-se para:
Estilo: os artistas buscaram o rompimento das regras na busca de um novo estilo capaz de expressar a vida moderna. Os movimentos mais destacados são: Fauvismo, Futurismo.
Mente: artistas experimentalistas declararam que o objetivo da arte não era o da simples representação do visível, mas a expressão interior da emoção e da sensibilidade. O movimento mais destacado é: Simbolismo.
Principais autores