Impressionismo
Seculo XIX, uma das mais importantes artes ocidental.
Capturar efeotos da natureza e transmitir impressões causadas pela a luz do sol.
Teoria e pratica ligada as tradições europeis anteriores.
Tem a ver com a relação entre Pirce e Monet frase no começo do pdf.
A França pós-napoleônica passou por grandes mudanças em sua sociedade, com novas idéias sobre a natureza e a ciência vindo à tona.
Homens como Delacroix demonstraram que os artistas poderiam fazer de pessoas e objetos comuns o tema de suas pinturas e que poderiam abrir suas mentes para a liberdade de pintar o que realmente viam e não o que a convenção artística ditava o que deveriam ver.
Representar a intensidade da cor e a sensação do artista.
Obras realizadas ao ar livre.
Olho e a a mente a intensidade visual.
O Impressionismo recebeu este nome por acaso. Jovens artistas (Monet,
Pissaro, Renoir, Sisley, Cézanne, Boudin, Morisot e outros) já trabalhavam juntos havia alguns anos. Suas pinturas mais festejadas eram frequentemente rejeitadas pelo Salão Oficial. Assim, eles decidiram montar uma exposição exclusivamente de seus trabalhos em Paris, em 1874. Eles se denominavam
Société anonyme des artistes, peintres, sculpteurs, graveurs etc. (Sociedade anônima de artistas, pintores, escultores, gravadores etc.). Dentre os trabalhos submetidos por Claude Monet estava um dos nascer do sol sobre o porto do
Havre que o pintor nomeou de Impressão: Sol nascente (1872). Um crítico de arte, Louis Leroy, apoderou-se do nome, que usou como título (“Exposição dos impressionistas”) na sua crítica do trabalho do pintor, crítica esta longe de ser de admiração, na revista Charivari.
A cor, segundo descobriram, não é uma característica intrínseca, permanente, de um objeto, mas muda constantemente de acordo com os efeitos da luz, do reflexo ou do clima sobre a superfície do objeto.
Para cumprir o desafio de retratar essas qualidades voláteis da luz, eles criaram uma pincelada