Impressionismo
O QUE FOI?
o impressionismo foi um movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista.
O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura na França do século XIX.
arte sensorial que valorizava a impressão subjetiva da realidade;
(artes plásticas e música)
Foi uma escola de pintura que surgiu na França em meados do século 19, desenvolvendo um estilo inteiramente original.
COMO SURGIU?
O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet.
O termo impressionismo surgiu depois que o pintor e escritor Louis Leroy fez uma crítica ao quadro de Claude Monet, dizendo: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha."
O nome do quadro foi usado originalmente de forma pejorativa, mas Monet adotou o título, sabendo da revolução que estava iniciando na pintura.
ONDE SURGIU?
FRANÇA
O impressionismo originara-se em Paris, entre 1860 e 1870. O Impressionismo dá seus primeiros passos em 1874, no ateliê do fotógrafo Nadar, durante a apresentação de um grupo de artistas independentes.
POR QUE SURGIU?
O impressionismo surgiu da busca de querer pintar as coisas como realmente as vemos e de demonstrar os efeitos da luz nas cores dos objetos.
Os artistas abandonaram regras tradicionais para retratar as coisas da maneira como as viam, de acordo com suas impressões. "O impressionismo causou uma ruptura em relação à maneira de figurar a realidade tal como se estabeleceu no mundo das artes desde o início do Renascimento, no século 15", diz a crítica de arte Magnólia Costa, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).
A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a