ANTECEDENTES HISTORICOS DA ADMINISTRAÇÃO
ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
Objetivos deste capítulo:
Mostrar a incipiente preocupação com a Administração desde a Antiguidade até o início do século XX.
Alinhar a influência dos filósofos, da organização eclesiástica, da organização militar e dos economistas liberais no pensamento administrativo e nas formas de organização existentes no passado.
Mostrar a influência da Revolução Industrial e como ela preparou o terreno para as primeiras tentativas de se construir uma Ciência da Administração.
Mostrar a influência do pioneiros industriais e dos empreendedores cujo esforço individual criou as grandes empresas de hoje
Ao longo da história da humanidade, a administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e se apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação. No final do séc. XIX as organizações eram poucas e pequenas, com a predominância de pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos (como médicos e advogados que trabalhavam por conta própria), o lavrador, o armazém da esquina etc. O trabalho sempre existiu na humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capítulo que teve seu início há muito pouco tempo.
A INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS E CIENTISTAS
Desde os tempos da Antiguidade a Administração recebeu influência da Filosofia.
Sócrates (470 a.C. -399 a.C.) expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão (429 a.C.-347 a.C.) analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.
Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) deu impulso inicial à Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica e Ciências Naturais. Aristóteles baseava